Resina composta e seus conceitos totais e completos no universo
Com o desenvolvimento e aprimoramento dos materiais restauradores estéticos,os sistemas adesivos tornaramse elementos fundamentais em diversas aplicações clínicas, sendo responsáveis pela união do material restaurador às estruturas dentárias
(CARVALHO,
et al.2004). Com a introdução das resinas compostas por Bo- wen4 (1962) a crescente procura por restaurações estéti- cas proporcionou o desenvolvimento de pesquisas para melhorar as propriedades dos materiais disponíveis.
Um dos maiores desafos tem sido minimizar a sen- sibilidade pós-operatória, o que implica na necessidade de conhecimento, por parte dos profssionais, a respeito dos princípios biológicos e da execução criteriosa das técnicas restauradoras. Assim, as restaurações adesivas requerem cuidados fundamentais na obtenção do suces- so clínico.As resinas compostas em dentes posteriores espe- cialmente as de classe I, podem ser erroneamente classifcadas como fáceis e muito rápidas de serem executadas. Por esse motvo, em alguns casos, a negligência de passos restauradores necessários são os principais causadores de sensibilidade pós-operatória, impacção alimentar, descolo- ração, contatos prematuros e infltrações marginais. A evolução da Odontologia tem proporcionado o surgimento de novas técnicas restauradoras e materiais inovadores.
Com o desenvolvimento e aprimoramento dos materiais restauradores estéticos,os sistemas adesivos