Gestão da qualidade
No capilo anterior que se refere aos “gurus” da qualidade e o avanço da mesma podemos avistar a inportância da implantação da qualidade nos setores das organizações, dando sequência no estudo sobre qualidade vamos análisar a implementação desse recurso nas demais área.
Qualidade na agricultura – Nesse setor vamos dar ênfase Heinrich Eduard Jacob, com a publicação do livro seis mil anos de pão, até chegarmos na cituação atual da agricultura tivemos inegaveis avaços na produção agrícola, mas todo esse avanço foram construido ao logo dos anos com uma visão única da qualidade na agricultura. Qualidade, quando referida ao sector agrícola, integra toda a cadeia produtiva, desde a provisão de matérias-primas até ao consumo e pode ser vista na óptica do produtor e do consumidor. Os sistemas de garantia e certificação da qualidade existentes na União Européia, baseados numa abordagem holística, são particularmente complexos e variados, pela diversidade de consumidores existentes. A maioria aplica-se a um mercado diferenciado e apenas um reduzido número e muito diversificado vai além das normas legais, visando à diferenciação dos produtos e a manutenção de determinados padrões de qualidade. Deve ser cuidadosamente planejada, desde a seleção do solo e das sementes ou mudas até o transporte para os centros de distribuição, passando pela colheita e armazennamento do fruto. A gestão adequada dessas etapas é a única forma de se garantir a qualidade ao longo de todo o processo.
Qualidade na indústria - Quando um programa de qualidade é implantado com eficácia, isto representa uma vantagem competitiva. A gerência de qualidade da indústria alimentícia é similar em muitos aspectos aos outros setores industriais, embora apresente sua própria metodologia. Neste trabalho o conceito de qualidade é revisado e com o objetivo de esclarecer a gerência de qualidade no setor alimentício se discute suas particularidades aos níveis de método e estratégia de implantação. Em