gestão da qualidade
Bem vou falar de uma Área da Logística que me chamou bastante atenção e nos supermercados é muito utilizado que é o MARKETING que consiste nas várias técnicas comerciais utilizadas para apresentar os produtos aos clientes, com o principal objetivo de vender, tendo em atenção o local onde o produto é vendido, a superfície de venda atribuída ao produto, a qualidade do produto a apresentar, o modo de apresentar o produto, o material de apresentação utilizado e a publicidade no local de venda. Para uma empresa se destacar, nos dias atuais, a qualidade no atendimento é fundamental. Pois é, oferecer serviços de qualidade é uma obrigação básica de toda e qualquer empresa que almeja se manter firme no mercado. Mas, infelizmente, uma grande parcela de empresas ainda não está conseguindo fazer o básico, ou seja, oferecer o mínimo de qualidade nos serviços prestados para que os clientes sintam-se satisfeitos.
Baseado no ciclo de atendimento de um Super Mercado modelo creio que temos de concordar que os fatores a seguir contribuiriam consideravelmente para o retorno do cliente ao estabelecimento.
Cortesia é fundamental no atendimento ao cliente?
Agilidade é importante para que os clientes obtenham a solução para seus problemas?
Saber comunicar-se, escutar e estabelecer empatia com os clientes é imprescindível?
Conhecer os produtos e os serviços que a empresa vende contribui para transmitir informações precisas ao cliente?
Demonstrar disponibilidade com bom humor é uma atitude que não pode faltar no atendimento?
Porém, cortesia, agilidade, comunicação, empatia, bom humor e disponibilidade são fatores que devem fazer parte, primeiro, do atendimento interno da empresa. De que adianta todo mundo saber que é preciso praticar qualidade no atendimento ao cliente externo se na interação entre os setores da empresa o atendimento não funciona, é demorado e ocasiona muitos transtornos, por isso hoje em dia creio que o “MEU