Gestão da qualidade
1) Evolução do processo de qualidade
Qualidade é um conceito espontâneo e intrínseco a qualquer situação de uso de algo tangível, a relacionamentos envolvidos na prestação de um serviço ou percepções associadas a produtos de natureza intelectual, artística, emocional e vivencial. Estamos frequentemente avaliando e sendo avaliados no ato de gerarmos ou recebermos os elementos que compõem a interação e os atos de consumo presentes em nossa vida.
Somente há pouco tempo a qualidade surgiu como função de gerência. Antigamente essa função era relativa e voltada a inspeção, hoje as atividades relacionadas com a qualidade se ampliaram e são consideradas essenciais para o sucesso estratégico.
A ampliação da abrangência da qualidade nas atividades organizacionais pode também ser percebida em responsabilidades que se agregam à área, como qualidade ambiental, qualidade de vida, ética e valores, hoje imprescindíveis, e objeto de regulamentações nacionais e internacionais e de normas diversas, mostrando a crescente conscientização da sociedade, que impõe demandas e exerce pressões complementares.
Há várias classificações para os diversos períodos ou eras de qualidade. Adotaremos como referencial para descrição da história e evolução do pensamento da qualidade. São elas: inspeção, controle estatístico da qualidade, garantia da qualidade e gestão estratégica da qualidade.
Inspeção
Da era industrial até meados do século XIX quase tudo era produzido pelos artesãos. As quantidades eram pequenas e havia participação do trabalhador em praticamente todas as fases do processo. A inspeção era implementada segundo os critérios especificados pelo próprio artesão e sua pequena equipe de colaboradores. Procedimento natural e corriqueiro.
A inspeção formal só passou a ser necessária com o surgimento da produção em massa e foi separada do processo de fabricação e atribuída a profissionais especializados.
Com a publicação da obra