Literatura
Para construir uma sociedade letrada, onde homens e mulheres dominem a leitura e a escrita, fazendo uso constante de sua prática, se faz necessária uma grande contribuição dos pais e professores durante a infância.
É importante desde cedo, para a criança, o contato com os livros, pois o livro é uma fonte valiosa que propiciará ao universo infantil, através da fantasia e da imaginação, uma compreensão maior de si e do mundo a sua volta.
Por isso é tão relevante colocar a disposição da criança diversas leituras de maneira fascinante e prazerosa, construir o hábito da leitura, criando rotinas de rodas de leituras onde a criança possa criar e recontar a partir do que já se leu, possa manusear os livros de forma que sinta prazer, encantamento e familiaridade com os mesmos.
O professor será o mediador entre os seus alunos e o mundo da leitura. Por esse motivo, a literatura infantil, seja ela por meio dos contos de fadas, aventuras, fábulas, livros de imagens, animais, gibis, lendas, mitos, histórias modernas e coleções, devem fazer parte de sua rotina e levada muito á sério, escolhendo e planejando atividades adequadas e diferenciadas em sua prática pedagógica.
A literatura infantil constitui-se uma peça fundamental para a formação de novos leitores, além de educar, instruir e divertir, ela contribui valorosamente na construção de adultos pensantes e críticos. E é pensando nessa contribuição que o educador infantil deve valorizar, na sua prática, o ato da instrução e também da ludicidade em sala de aula para que haja possibilidade do aluno, enquanto adulto, se constitua um “ser” leitor.
Tais estudos fazem refletir sobre o direito e a necessidade dos alunos de educação infantil a terem acesso desde cedo, ao fantástico mundo da leitura. Sabemos o quanto é importante à criança nessa fase ampliar seu conhecimento de mundo através da emoção, da curiosidade que a instiga a imaginar, sonhar e lidar com situações diversas. Isso tudo é possível através do