O que é literatura
INTRODUÇÃO
O QUE É LITERATURA?
• Tentar definir a literatura como escrita imaginativa, no sentido de ficção é reduzi-la. Além disso, a literatura tanto inclui muito da escrita fatual, também exclui uma boa margem da ficção, como as histórias em quadrinhos, por exemplo; (p.02)
• Defini-la como escrita imaginativa também destitui a capacidade de imaginação de outros tipos de textos que não são literatura; (p.02)
• A literatura poderia ser definida, então, por empregar a linguagem de forma peculiar, ela transforma e intensifica a linguagem comum, afastando sistematicamente da fala cotidiana. Estamos diante do literário quando a tessitura, o ritmo e a ressonância das palavras superam o seu significado abstrato. Essa foi a definição de literatura para os formalistas russos; (p.02-03)
• Os formalistas eram um grupo de críticos militantes que rejeitaram as doutrinas simbolistas quase místicas que haviam influenciado a teoria literária e direcionaram o olhar para a realidade material do texto literária em si. Viam a literatura como uma organização particular da linguagem, um fato material, cujo funcionamento podia ser analisado como se analisa o funcionamento de uma máquina. Para eles, ela é feita de palavras e não de sentimentos ou objetos, assim é um erro considerá-la uma expressão do sentimento do autor; (p.03)
• O formalismo foi a aplicação da linguística ao estudo da literatura, de forma que se preocupava com a estrutura, com elementos formais e não com o que ela poderia dizer, com o conteúdo literário. O conteúdo, para eles, servia apenas de motivação para a forma; (p.03)
• Os formalistas defendiam que a linguagem literária era, senão uma deformação da linguagem cotidiana de diversas maneiras. Ao nos impor um consciência dramática da linguagem, a literatura renova essas reações habituais, tornando os objetos mais