trabalho de história
1-) Caracterize o reinado de Carlos Magno. Carlos Magno sucedeu seu pai Pepino no poder e se tornou soberano dos francos desde o ano de 771. Seu pai havia fundado a dinastia Carolíngia que veio em substituição da merolíngia. Ele assim como o seu pai, procurou caminhar ao lado da Igreja e foi coroado no Natal de 800. Ele continuou a luta contra os Lombardos iniciada pelo seu pai e saiu vitorioso em 774, adicionando o território conquistado ao seu. Carlos Magno era um grande incentivador dos intelectuais, ele buscava com isso o apoio para organizar a administração. Contudo, seu reinado era baseado principalmente na violência.
2-)Descreva o renascimento carolíngio.
Uma das consequências do investimento carolíngio na educação foi a renovação cultural que ficou conhecida como renascimento carolíngio, cujo alcance atingiu, sobretudo, o círculo de administradores e religiosos.
3-) Diferencie vassalagem e servidão. No sistema de vassalagem, existe a figura do suserano e a do vassalo. O suserano oferece ao seu vassalo riqueza, terra e feudo e este retribui com sua fidelidade e ajuda militar. O vassalo deve garantir defesa, tributação e justiça no feudo. Já no sistema de vassalagem, as relações mudam apesar de um vassalo poder ser ,também, um senhor. O senhor deve defender o feudo e estabeler nele a justiça, enquanto o servo contribui com tributos e com a corvéia.
4-) Caracterize as invasões do século IX.
No século IX, Vikings e Húngaros invadiram a Europa reforçando a servidão dos camponeses. Muitos aldeões foram buscar proteção nos Feudos, graças ao pavor causado pela invasão desses povos implacáveis. Os Vikings, oriundos da Escandinávia, eram conhecidos pelos saques e destruição das aldeias e se tornaram realmente uma ameaça após a morte do filho de Carlos Magno: Luíz, o piedoso. Ele dividiu o império entre seus 3 filhos e o governo ficou descentralizado. Os Vikings se aproveitaram disso para invadir o norte da Europa e não