Gestão da qualidade
MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de Estratégia: Um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Tradução: Nivaldo Montingelli Jr. p. 225-227. Porto Alegre: Bookman, 2000.
Configurações de Estruturas e Poder
Adaptado de Mintzberg, 1989, com base em obras anteriores
Organização Empreendedora
A organização é simples, com freqüência pequenas, em geral jovem, não muito mais que uma unidade consistindo do patrão e o resto. A estrutura é informal e flexível, com grande parte da coordenação efetuada pelo patrão. Isto permite que ela opere em um ambiente dinâmico, o qual pode superar as burocracias. O caso clássico é, é claro, a empresa empreendedora (que,em alguns casos, pode crescer sob o controle de seu fundador). Mas até mesmo organizações maiores, em tempos de crise, muitas vezes revertem para esta forma de liderança.
A Organização Máquina
Esta operação, que opera como uma máquina altamente programada e bem-lubrificada, é um produto da revolução industrial, quando os cargos se tornaram cada vez mais especializados e o trabalho altamente padronizado. Como se pode ver na figura, em comparação com aquela da organização empreendedora, que mostra um líder sobre a base operacional, esta elabora, de um lado, uma equipe tecnocrática (planejadores, cronoanalistas, etc.) que programa o trabalho de todos, e do outro lado um quadro de assessoria para prover auxílio (relações públicas, aconselhamento jurídico, tráfego, etc.). Ela também elabora uma hierarquia de linha para controlar as muitas pessoas que executam trabalho menos qualificado. A organização máquina tende a ser encontrada em indústrias estáveis e maduras com produção em massa estabelecida ou tecnologias de serviços em massa, como nas áreas automotiva, de aviação comercial e postal.
A Organização Profissional
Aqui domina o profissionalismo: a