Antropometria
A antropometria estuda as medidas físicas do corpo humano. No entanto, medir as pessoas não é tarefa fácil devido à enorme variedade de dimensões, de tipo de físicos e mesmo de proporções do corpo humano.
A antropometria fornece os dados acerca de dimensões humanas importantes para a concepção de postos de trabalho
Existem dois tipos de dados antropométricos:
Os dados antropométricos estáticos dizem respeito ás dimensões estruturais dom corpo humano medidas habitualmente entre pontos anatómicos fixos em posturas estereotipadas ou posturas antropométricas normalizadas: altura de pé, altura dos olhos e dos cotovelos de pé ou sentado. os comprimentos dos membros, as larguras dos ombros ou das ancas e as espessuras do corpo a diversos níveis
Os dados antropométricos dinâmicos e funcional incluem medições de alcances ou amplitudes efectuadas em condições funcionais permitindo assim ao individuo um certo grau de liberdade de modo a poder adoptar posturas naturais para o desempenho da tarefa.
Estes dados servem para o dimensionamento de produtos e de locais de trabalho.
Os dados antropométricos são representados pela sua média e desvio padrão. A média corresponde á média de medidas encontradas numa dada população e o desvio padrão representa a variabilidade da medida dentro da amostra escolhida.
Estes dados podem ser utilizados no dimensionamento do espaço de trabalho, sendo que este é um espaço imaginário necessário para o organismo realizar os movimentos requeridos para a execução de um dado trabalho. Podem ainda ser utilizados para dimensionar superfícies horizontais, nomeadamente, alcances sobre a mesa de trabalho, altura da mesa para trabalho sentado e altura da mesa para trabalho de pé.
Fonte: