GESTÃO DA QUALIDADE E COMUNICAÇÃO DAS EMPRESAS
333 palavras
2 páginas
Penso que o cenário mercadológico atual condiciona as empresas a preocuparem-se continuamente pela busca de otimização dos processos organizacionais, bem como da sua adequação e funcionamento, visando garantir a estabilidade no segmento de mercado e diferenciais competitivos que as destaquem dos demais concorrentes. Acho que a concorrência das empresas esteja cada vez mais acirrada, privilegiando as empresas dinâmicas, em detrimento daquelas menos ágeis. Para poder competir num mercado cada vez mais disputado, as empresas precisam obter o melhor desempenho possível em seus negócios. Este desempenho seja alcançado através de seus processos organizacionais. Lembro-me que uma vez em sala de aula, a professora de Analise organizacional disse que apesar das abordagens de Taylor e Fayol estarem delineadas ao aspecto produtivo, tanto do trabalhador quanto da empresa, já havia naquele tempo uma tímida noção e preocupação com processos organizacionais, bem como o início de desenvolvimento da visão sistêmica e de particularidades que caracterizam uma estrutura por processos.
Um dos fatores de produtividade, dentro do mundo corporativo, é o modo como são expressas as informações. Por isso, a linguagem dos textos, nos dias de hoje, tem grande importância na agilidade das tomadas de decisão. A eficácia das comunicações empresariais escritas está diretamente ligada à maneira como as informações são apresentadas, ou seja: claras e precisas, de forma a impedir mal-entendidos e evitar o retrabalho.
Realizando algumas pesquisas em relação a nossa discursão no fórum, pude observar que existem alguns procedimentos que podemos seguir para tentar amenizar os erros que cometemos no ambiente empresarial ao redigir um memorando, circular, comunicado, ata ou mensagens eletrônicas…
Procedimentos: - O que você quer de fato dizer com o texto?