Comunicação Interna e Gestão da Qualidade Total: Caso Volks
Professor: Gerson Kiste – Gestão da Qualidade
Resumo: COMUNICAÇÃO INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL: O CASO VOLKSWAGEN – UNIDADE RESENDE
Introdução
Neste artigo, observam-se as tênues fronteiras entre as distintas áreas de atuação de diversos profissionais envolvidos, atualmente, nos processos de produção e gestão empresarial. Trata-se da gestão integrada de processos, que possui como arcabouço para as relações humanas o processo de comunicação.
Com isso, observou-se que os veículos e o processo de comunicação adotados na implantação do gerenciamento da Qualidade Total, em meados da década de 1990, necessitavam de um tratamento mais especializado e que fossem produzidos por profissionais também especializados.
A hipótese formulada foi assim definida:
A gestão da Qualidade Total requer profissionais interagindo integralmente para a promoção dos fluxos da Comunicação Interna e integrados para a gestão dos novos processos.
A constatação acima ocorreu a partir de visitas realizadas a empresas de grande porte e observou-se que o tratamento dado aos instrumentos e processos de comunicação adotados no gerenciamento da Qualidade Total não possuíam a competência comunicativa necessária para a implantação do processo de mudança proposto.
O objetivo principal deste estudo foi conhecer a comunicação interna da organização, com a finalidade de descrever seus procedimentos. A investigação inicial, a partir da aprovação da pesquisa pela empresa, foi conduzida e realizada com três gerentes da unidade.
Método da Pesquisa
O trabalho de investigação abrangeu dois momentos: o da investigação da bibliografia referente ao tema tratado e o da pesquisa de campo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como método o estudo de caso.
Utiliza-se o estudo de caso quando se pretende responder às perguntas “como” e “por que” certos fenômenos ocorrem, quando há pouca possibilidade de