Logistica
E-PROCUREMENT – VANTAGEM COMPETITIVA EM
SUPRIMENTOS
Silvia Novaes Zilber1
José da Cunha Tavares2
Eduardo Nascimento3
Resumo: O objetivo deste trabalho consistiu em examinar como o e-procurement – uma das ferramentas do comércio eletrônico que se propõe a redesenhar os processos de compras da empresa utilizando a Internet – pode trazer vantagens competitivas para a empresa. Nesse sentido, a partir de um caso concreto – da Volkswagen do Brasil – verifica-se se a promessa do e-procurement, de redução de custos de transação e agilização das operações de compras, realmente se cumpre. Foram analisadas também quais áreas de compras da empresa mais se beneficiaram com essa ferramenta e o impacto sobre suas atividades, além das maiores limitações em seu uso.
Palavras Chave: Comércio eletrônico, processos de compra.
1 INTRODUÇÃO
A cadeia de suprimento é uma rede que envolve fornecedores de matérias-primas e componentes, plantas de manufatura e montagem, canais de distribuição, chegando até o consumidor final. Gerir essa cadeia envolve tanto integrar e administrar processoschave associados a fluxos e transformações de bens e serviços, quanto observar o fluxo de informações envolvido nesse processo, ambos dentro das organizações envolvidas ao longo da cadeia de suprimento e entre elas.
O desenvolvimento de tecnologias de comércio eletrônico (CE), envolvendo o uso da Internet para realizar negócios, criou inúmeras oportunidades para os gestores efetivamente darem forma e dirigirem suas cadeias de suprimentos de forma mais competitiva. Nesse sentido, a Tecnologia da Informação (TI), mais precisamente a Internet, adquire papel de destaque na aquisição de vantagem competitiva por parte das empresas; já em 1985 Porter e Millar (1985) citam que a TI participa da cadeia de valor e transforma a forma como as atividades de valor são executadas e as transformações na natureza das ligações entre elas. Essa transformação não só afeta o escopo