Gênero Discursivo- Resumo
GÊNERO DISCURSIVO - RESUMO
Nilceia Caetano de Oliveira Salino
Prof. Júlia Maria Almeida
Departamento de Línguas e Letras – UFES
RESUMO
Este artigo irá analisar as diferentes formas de resumo analisando as diversas esferas sociais em que estão presentes, e analisando as formas existentes de gêneros, enfrentado a luz da teoria discursiva Bakhtiniana. O ponto de partida é a hipótese de que cada forma de currículo é determinada pelas diferentes características discursivas e sociais para o que está destinado, mostrando as alterações em um gênero diferente. Isso quer dizer, o currículo é uma indicação geral dada aos gêneros distintos.
Palavras-chave: Gêneros discursivos. Resumo. Significados.
INTRODUÇÃO
Gêneros discursivos, “[...] são padrões sociocomunicativos que se manifestam por meio de textos de acordo com necessidades enunciativas específicas” (CAVALCANTE, 2012, p. 44).
São artefatos formados de maneira sociocognitiva de forma que possa atender aos objetivos de situações sociais diversas, e para cada propósito comunicativo, o indivíduo possui um padrão textual e discursivo socialmente reconhecido. Isto é, um gênero discursivo.
GÊNERO DISCURSIVO – RESUMO
Os gêneros discursivos podem ser: ofício, ofício circular/CI – Comunicação interna, relatório, ata-ambiente de trabalho. Em cursos de graduação com: declaração ou histórico, requerimento.
Para o domínio acadêmico, os gêneros discursivos são: resumo, resenhas, artigos científicos, seminários, comunicações em eventos, etc. Em todos deverá haver a produção textual.
Percebe-se que (CAVALCANTE, 2001, p. 46):
[...] os gêneros se diversificam de acordo com a situação imediata de comunicação, [...] bem como as necessidades específicas solicitadas com certas condições associadas à modalidade (oralidade a escrita) ao grau de formalismo, à possibilidade de participação simultânea dos interlocutores entre outros aspectos “[...] os gêneros