Gestão da escola pública
PARO, Vitor Henrique, 1945 - Gestão Democrática da Escola Pública - 3ª Ed - São Paulo - Ática - 2000
Vitor Henrique Paro possui mestrado em educação pela Universidade de São Paulo (1978), doutorado em educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e livre docência em educação pela Universidade de São Paulo (1991). Desenvolve investigações na linha de pesquisa Universalização do Ensino e Democratização da Gestão Escolar, cuja preocupação central é com acesso à escola básica, em especial com a concretização do direito à educação fundamental no que diz respeito às políticas públicas e à participação dos usuários na gestão das universidades e sistemas de ensino.
O livro de Vitor Henrique Paro, apresenta como a gestão democrática se dá na escola. Se ela realmente acontece, ou se ainda o “poder” se concentra nas mãos dos diretores.
O autor nos mostra que a autoridade ainda está presente nas escolas. E o que temos hoje é um sistema hierárquico, onde a direção é centralizada em uma pessoa, um diretor que é considerado como autoridade máxima dentro da instituição.
Também nos alerta a má qualidade de ensino, e a culpa pela ineficiência da educação, que cai sobre o aluno, que são descritos por professores como “desinteressados” e “bagunceiros”. E a fala de diretores e professores, sobre a comunidade escolar, que não participa na escola, por não ter interesse em participar. Mas também afirma que há pouco estímulo da escola a promover a participação.
Em um dos seus capítulos, nos fala da falta de autonomia e a impotência da escola. Assim privando os indivíduos do saber e da consciência. E o descaso do Estado em relação a Educação, e as precárias condições da escola, o baixo salário dos professores, que é justificado que “professor ganha pouco, porque trabalha pouco“. Nos diz que a participação que acontece nas escolas, e que os diretores vêem como participação, é a execução de tarefas braçais.
Muitas das