gestao de recursos humanos
2334 palavras
10 páginas
1. Introdução. O presente trabalho irá abordar assuntos sobre a Teoria Neoclássica de Administração. A Teoria Neoclássica é actualização dos princípios válidos e relevantes da Teoria Clássica, Ela se misturou com outros conceitos válidos das outras teorias administrativas, trazendo como principais características: a ênfase na parte prática da Administração, a reafirmação relativa dos postulados clássicos, a ênfase nos princípios clássicos de Administração, a ênfase nos resultados e objectivos. A Teoria Neoclássica é exactamente a Teoria Clássica colocada no figurino das empresas de hoje, dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas. O presente trabalho está organizado em 10 partes, nomeadamente, (1) Definição da Teoria Neoclássica e seu surgimento, (2) Características da Teoria, (3) Administração como Técnica Social, (4) Aspectos Administrativo Comuns das Organizações, (5) Eficiência e Eficácia da Teoria Neoclássica. (6) Conceitos da Centralização e Descentralização. (7) Críticas da Teoria Neoclássica., (8) Resumo, (9) Conclusão e (10) Referencia Bibliográficas.
1.1. Objectivo Geral.
Compreender os pressupostos da Teoria Neoclássica da Administração.
1.2. Objectivos Específicos.
Definir a Teoria Neoclássica;
Identificar o precursor da Teoria Neoclássica;
Caracterizar a teoria neoclássica; e
Comparar a centralização e descentralização através de vantagens e desvantagens na aplicação desta Teoria.
1.3. Metodologia. Este trabalho baseou nas pesquisas de obras bibliográficas e na internet.
2. Teoria Neoclássica. Segundo Chiavenato (2001:192), a Teoria Neoclássica é uma teoria essencialmente integradora, eclética e utilitarista, pós, baseia-se nos princípios da Teoria Clássica da Administração.
2.1. Surgimento da Teoria Neoclássica. De acordo com Chiavenato (2001:191) a Teoria Neoclássica surgiu no período após Segunda Guerra Mundial, devido a forte