Armando Pedro Gomes
Agradecemos a Deus por nos ter dado a vida e a protecção de graça, e a família por todo apoio moral e financeiro e pelo cuidado em questão de saúde, e muito mais, e a professora Maria, pela paciência e pelo seu preponderante tema e ensino. A professora desejo tudo de bom, tanto na sua carreira profissional e no ramo familiar.
Obrigado.
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
O ALCOOLISMO
TERMINOLOGIA
EFEITOS FISIOLÓGICOS DO ALCOOLISMO
TRATAMENTOS
MEDICAMENTOS
NOSSA SOCIEDADE E O ABUSO DO ÁLCOOL
DIAGNÓSTICO
CAUSAS DO ALCOOLISMO
AS CONSEQUÊNCIAS DO ALCOOLISMO NA FAMILIA
ÁLCOOL E POBREZA
CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS DO ÁLCOOL
AS CONSEQUÊNCIAS INDIVIDUAIS DE ÁLCOOL
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
Considera-se abuso do álcool quando uma pessoa utiliza, mesmo que não constantemente, álcool em quantidade suficiente para causar problemas de saúde ou de outra espécie, como brigas e acidentes automobilístico. Mesmo sem ser dependente do álcool, uma pessoa que utiliza o álcool sem moderação pode ter complicações tão ou mais sérias que os alcoólatras.
O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do álcool; é entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas, e todas as consequências decorrentes. O alcoolismo é, portanto, um conjunto de diagnósticos.
Dentro do alcoolismo existe a dependência, a abstinência, o abuso (uso excessivo, porém não continuado), intoxicação por álcool (embriaguez). Síndromes amnéstica (perdas restritas de memória), demencial, alucinatória, delirante, de humor. Distúrbios de ansiedade, sexuais, do sono e distúrbios inespecíficos. Por fim o delirium tremens, que pode ser fatal.
Assim o alcoolismo é um termo genérico que indica algum problema, mas medicamente para maior precisão, é necessário apontar qual ou quais distúrbios estão presentes, pois