gestao de qualidade
A Gestão de qualidade visa à estratégia de qualidade de uma organização, atribuindo controle, planejamento as ações na qual se refere, buscando a excelência para todos os interessados (interno e externo), tendo eficiência e sendo eficaz nos produtos ou serviços nos quais se refere, sincronizando todas as áreas (integração vertical, integração horizontal, financeiro, produção, Logistica, etc.) criando unificação e verificando (feedback) o processo para que a qualidade seja atendida. Na economia de mercado atual, a sobrevivência das empresas somente é possível quando alcançados determinados níveis de competitividade e de sustentabilidade. É um assunto dinâmico e sua evolução é fruto da interação de inúmeros fatores e áreas do conhecimento que compõem a estrutura organizacional e sua administração como ciência (unindo aspectos técnicos e comportamentais).
Pode ser definida como gestão da qualidade total que consiste em uma estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. É referida como "total", uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. Compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança. E também definida como controle de qualidade total que consiste em um sistema de gestão da qualidade que busca transcender o conceito de qualidade aplicada ao produto. No TQC a qualidade é entendida como a superação das expectativas não apenas do cliente, mas de todos os interessados (stakeholders).
CONCLUSÃO.
Concluímos que a Gestão de Qualidade tem a função de atrair a qualidade desejada em toda a organização, desenvolvendo uma ação coletiva para que os processos inseridos não contenham falhas ou arestas, assim criando uma consistência para uma vida longa da qualidade da