Biografia de Gil Vicente
(este texto foi feito de modo a ser apresentado oralmente)
Nesta apresentação eu vou falar sobra a biografia de Gil Vicente, pois estamos a falar sobre teatro e por ter sido considerado o pai do teatro português.
São bastante raros e incertos os dados biográficos do autor , mas supõe-se que Gil Vicente tenha nascido em Guimarães por volta de 1465. Casou-se duas vezes e teve 5 filhos.
No início do século 16, há referência a um Gil Vicente na corte, que participava em torneios poéticos. Em documentos da época, aparece outro Gil Vicente que era ourives da rainha D. Leonor. Há ainda mais um Gil Vicente que foi "mestre da balança" da Casa da Moeda.
Não se sabe muito bem qual deles era mesmo o Gil Vicente grande senhor do teatro, mas alguns autores defendem, sem provas, que os três seriam a mesma pessoa, pois no seus atos ele usava muitos trabalhos de ourivesaria.
Em 1520, o rei D. Manuel I encarregou-o de escrever peças de teatro para a corte.
Ao longo de 3 décadas, foi um dos principais animadores dos serões da corte, escrevendo, encenando e até representando mais de meia centena de peças ao serviço da família real.
O ultimo livro escrito por ele foi “Floresta de Enganos” em 1536, ano em que se presume que seja o da sua morte
Após a sua morte o seu filho chamado Luís Vicente organisou a primeira edição do conjunto de obras.
Na época, Gil Vicente tinha 7 dos seus livros no índice dos livros proibidos pela Inquisição pois os seus livros apresentavam criticas maliciosas à sociedade, à religião, à politica…
Gil Vicente foi muito além daquilo que se fazia antes dele em Portugal. Ele revelava um génio dramático capaz de encontrar soluções técnicas à medida das necessidades assim ele foi encarado como o verdadeiro criador do teatro nacional.