Sociologia
Escola Estadual Professor Salvador Rocco
Resenha e Biografia
O Auto da Barca do Inferno – Gil Vicente
Vitória Alexandra e Bruna Caroline
São Paulo
2013
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Escola Estadual Professor Salvador Rocco
Ensino Médio
Resenha e Biografia
O Auto da Barca do Inferno – Gil Vicente
Trabalho apresentado como exigência do critério de avaliação, referente ao terceiro bimestre, para disciplina de português, sob a orientação da Professora Juliana.
Vitória Alexandra e Bruna Caroline
2ª Série “C", número 33 e 07.
São Paulo
Resenha do livro O Auto da Barca do Inferno
Tudo se passa em uma espécie de porto, onde se encontram duas barcas: uma é comandada pelo Diabo e outra comandada por um Anjo com destino ao paraíso. Ambos guardamos os mortos que seguirão cada um o destino merecido.
Os mortos começam a chegar e o primeiro é um fidalgo, que repesenta a nobreza, estava acompanhado de um pajem que leva a cauda da roupa do fidalgo. O Diabo ordena ao fidalgo que embarque. Ele acha-se merecedor do paraíso, porém o Anjo o recusa, então ele se encaminha à barca do inferno.
Um agiota chega a seguir e é condenado ao inferno por ganância e avareza. O terceiro a chegar é o parvo. O Diabo tenta convencê-lo a entrar na barca do inferno, mas o parvo descobre qual o destino da barca e vai falar com o Anjo que o permite entrar na barca do paraíso.
A alma seguinte é a de um sapateiro, ele enganou muitas pessoas durante sua vida e é codenado a barca do inferno. O frade é o quinto a chegar, com sua amante. O Diabo o convida para entrar em sua barca e ele se sente ofendido, sendo representante religioso, achou que teria perdão, mas foi condenado ao inferno.
Brísida Vaz, feiticeira e alcoviteira, é recebida pelo Diabo. Brísida Vaz tenta convencer o Anjo a levá-la, mas a tentativa é inútil, ela é condenada por prostituição e feitiçaria.