O cão de pavlov
O objetivo de Pavlov foi descobrir o que causava a salivação nos cães.
Ele colocou um tubo fora da boca do animal,para coletar a amostra da saliva, ele acreditava que a salivação ,fosse o resultado de um reflexo nervoso constante.
Apos colher várias amostras de saliva ,ele confirmou que o cão salivava automaticamente ao ver comida,ele chamou essa resposta de reflexo de salivação.
A medida que o cão familiarizava com a rotina do seu experimento,ele passou a encher os tudo antes da apresentação do alimento.
Pavlov tentou um outro experimento,ele levantou telas para o cão não ver o que estava acontecendo,e antes de passar a carne , ele introduziu um estimulo de barulhos e so depois dava o alimento ,no inicio o cão salivava so quando a comida aparecia, mais apos algumas tentativas, o cão passou a relacionar o barulho com a chegada da carne, logo apos o som fazia o cão salivar.Ele chamou essa nova resposta de reflexo condicionado.
Com o tempo Pavlov passou a utilizar outros estimulos como musica,sinos, luz ,e viu que qualquer que fosse o estimulo o cão podia ser condicionado a produzir saliva.
Pavlov acreditava que havia descoberto como os animais aprendem, mesmo em seu ambiente natural.
O reflexo condicionado resulta de um condicionamento comportamental. Foi descrito em 1903 por um médico russo chamado Ivan Pavlov, a partir de um experimento com cachorros. Ele tocava uma sineta e, em seguida, oferecia comida ao cachorro. No início, apenas quando o cão via a comida que ocorria a produção de saliva pelo cachorro, depois de algum tempo só de ouvir o som da sineta já ocorria a salivação.
Com o tempo Pavlov passou a utilizar outros estimulos como musica,sinos, luz ,e viu que qualquer que fosse o estimulo o cão podia ser condicionado a produzir saliva. Reações deste tipo recebem o nome de reflexo condicionado.