pavlov
ALEXSANDRO GONÇALVES
CASSIO LINS
FERNANDO JOHANN
VIVIAN SILVA NASCIMENTO
PAVLOV
São Paulo
2013
ALEXSANDRO GONÇALVES
CASSIO LINS
FERNANDO JOHANN
VIVIAN SILVA NASCIMENTO
PAVLOV
Trabalho apresentado como exigência parcial da disciplina de Teorias e Sistemas
Psicológicos I do curso de graduação em
Psicologia, 1ºsemestre, da Faculdade
Metropolitanas Unidas.
Professor: Antonio Carlos Possa
.
São Paulo
2013
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como finalidade relatar a vida, obra e contribuições para a
Psicologia de Ivan Petrovitch Pavlov.
2. BIOGRAFIA DE IVAN PETROVITCH PAVLOV
Segundo a autora SCHULTZ (1981), Ivan Petrovitch Pavlov nasceu no dia 26 de Setembro de 1849 na cidade da Ryazan, na Rússia Central. Em 1860, ele entrou para o seminário de teologia, pretendendo preparar-se para o sacerdócio, porém após ler Darwin, Pavlov mudou de ideia e foi à São Petersburgo para se especializar em fisiologia animal.
Segundo a mesma autora, a esposa de Pavlov dedicava-se a protegê-lo das questões mundanas, logo no inicio do casamento eles fizeram um pacto, concordando que ela não deixaria que nada o distraísse do trabalho, ele em troca prometeu nunca beber e jogar cartas. Ivan Pavlov era realmente indiferente aos assuntos do cotidiano, conta-se a sua esposa tinha que lembrá-lo referente ao dia do seu pagamento.
Há relatos que um grupo de alunos sabendo de sua dificuldade financeira deu dinheiro à ele com o pretexto de pagar as palestras e ajudar a sua família e a ele mesmo, porém Pavlov gastou este dinheiro com animais em experimentos nos laboratórios, e nada restando para si. (SCHULTZ, 1981)
3. CONTRIBUIÇÃO DE SUA OBRA
Pavlov trabalhou em três temas de pesquisa, o primeiro se relacionava com a função dos nervos cardíacos, o segundo com as glândulas digestivas primárias que o levou em 1904 o prêmio Nobel e o reconhecimento internacional, e o terceiro foi o estudo
dos centros