Ivan Pavlov
Ivan Pavlov, nasceu na Rússia, no dia 14 de setembro de 1849, sob a influência do pai, um sacerdote, estudou em uma escola de caráter religioso durante os primeiros anos de vida e, depois, entrou para o seminário, mas as idéias progressistas e o desenvolvimento científico da metade do século XIX, mudaram radicalmente a sua trajetória. Abandonou a carreira religiosa, e decidiu dedicar-se à ciência. Ingressou no curso de Ciências Naturais, em 1870 e durante este período, apaixonou-se especialmente pela Fisiologia. O primeiro trabalho da faculdade, feito em conjunto com um colega, foi exatamente sobre a fisiologia dos nervos pancreáticos. Pelo estudo, Pavlov foi homenageado com uma medalha de ouro.
Depois de concluir o curso de Ciências Naturais, em 1875, foi estudar na Academia de Cirurgia Médica e formou-se quatro anos depois. Foi convidado para dirigir o Departamento de Fisiologia do Instituto de Medicina Experimental, em 1890, lá permaneceu por 45 anos.
Slide 3 Ainda nessa última década do século XIX, tornou-se professor de Farmacologia e, depois, de Fisiologia da Academia Médica Militar. Entre 1891 e 1900, Pavlov desenvolveu estudos essenciais sobre fisiologia digestiva e a partir destas pesquisas, demonstrou que o sistema nervoso atuava de forma dominante no processo digestivo e abriu caminho para o surgimento da nova ciência.
Enquanto estudava a digestão de cães de laboratório, casualmente descobriu que certos sinais provocavam a salivação e a secreção estomacal no animal, uma reação que deveria ocorrer apenas quando houvesse ingestão de alimento. Teorizou que o comportamento estava condicionado a esses sinais, que habitualmente precediam a chegada do alimento, e que faziam o cão antecipar seus reflexos alimentares. Inicialmente, o estímulo foi apenas com um pedaço de carne; em seguida, junto com a carne, havia um estímulo sonoro; depois que os animais já estavam acostumados, ou condicionados, foi dado apenas o estímulo sonoro, e eles