a vida e todas as obras
Irei tratar sobre a vida e obras de Gil Vicente, um autor português de teatro, e também poeta que era considerado e ainda é o primeiro grande dramaturgo português. Irei citar e explicarmais profundamente sobre as obras “Auto da Barca do Inferno” e “A farsa de Inês Pereira”.
Biografia de Gil Vicente, o autor crítico e satírico.
Dramaturgo e poeta, Gil Vicente nasceu provavelmente emGuimarães (Portugal), em 1465. Dados seguros sobre sua biografia, porém, não são conhecidos. Sabe-se que desde o início do século XVI vivia na corte, em Lisboa, onde organizava festas e comemorações.Como poeta lírico, encontra-se representado no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende. É considerado o criador do teatro em Portugal. Como dramaturgo, produziu 44 peças, de inúmeros temas. Nelas, émarcante o caráter crítico e satírico, de sentido moralizante.
A circulação de sua obra se fazia, em parte, por meio de folhetos impressos e em literatura de cordel. No entanto, alguns dos títulosdo escritor foram proibidos ou expurgados pela censura inquisitorial.
Sete deles foram incluídos em 1551 no Index (lista de livros cuja leitura era proibida pela Igreja Católica). A primeira reuniãocompleta de suas criações, a Compilação de Todas as Obras de Gil Vicente, foi organizada sob-responsabilidade do filho, Luís Vicente, em 1562. O escritor morreu entre 1536 e 1540.
Resumo sobre obra“A farsa de Inês Pereira” de Gil Vicente
A Farsa de Inês Pereira é considerada a mais complexa peça de Gil Vicente. Ao apresentá-la, o teatrólogo português diz: A seguinte farsa de folgar foirepresentada ao muito alto e mui poderoso rei D. João, o terceiro do nome em Portugal, no seu Convento de Tomar, na era do Senhor 1523. O seu argumento é que, porquanto duvidavam certos homens de bom saber, seo Autor fazia de si mesmo estas obras, ou se as furtava de outros autores, lhe deram este tema sobre que fizesse: é um exemplo comum que