gestao de qualidade
Gestão de Pessoas pode ser associada a um conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização, para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho. Começa nova tendência dentro das empresas, a ARH - Administração de Recursos Humanos, tem um papel primordial no desenvolvimento e satisfação das pessoas. Ao falar de RH – Recursos Humanos, em primeiro momento lembra-se de recrutamento e seleção de pessoal, mas não é só isso; temos inúmeras atividades que são desenvolvidas através do referido setor. Um desses objetivos é proporcionar mecanismos aos colaboradores para desenvolverem suas atividades de forma produtiva e satisfatória, para ambas as partes. Para isso, a relação empresa e funcionário deve ser conduzida de maneira motivadora, pois é um fator importante para garantir qualidade nas atividades profissionais; para tanto, faz-se necessário refletir, tanto por parte do colaborador como da empresa, se o serviço desenvolvido é um trabalho que está agregando positivamente na vida profissional.
A organização deve proporcionar condições adequadas para que as pessoas não se sintam desconfortáveis e impedidas de realizar um excelente trabalho. Por outro lado, as pessoas também devem estar atentas a este aspecto, buscando maior equilíbrio entre o lado profissional e o pessoal.
2. BREVE HISTÓRICO
As organizações, desde meados da década de 1980, vêm sofrendo sérios desafios, tanto de natureza ambiental quanto empresarial. Desde o surgimento das primeiras organizações, podemos perceber que existe um conflito entre Capital e Trabalho. “O dono da empresa” visa lucros e resultados positivos, ao passo que os trabalhadores buscam melhoria salarial e mais qualidade de vida. É reconhecido e comprovado pelas melhores empresas para trabalhar que se as organizações quiserem alcançar seus objetivos individuais e coletivos devem mudar sua visão em relação aos seus parceiros internos, que são os colaborados, e vê-los não