Gestao de processos
Por causa dos esforços de guerra, cientistas e pesquisadores ingleses prestaram apoio ao seu governo na solução de importantes problemas de natureza tática e estratégica, na tentativa de, em conjunto com os militares, usar mais adequadamente os poucos meios disponíveis para fazer frente a um inimigo mais poderoso.
O trabalho desse grupo marcou a primeira atividade formal de Pesquisa Operacional.
Alguns dos problemas equacionados pela equipe de cientistas ingleses:
• distribuição e localização dos meios de defesa antiaérea para determinadas cidades;
• a determinação do número mínimo de aviões ingleses a serem mantidos em condições de defesa frente a ataques alemães, visando, se possível, liberar outros aviões para realizar incursões às instalações e áreas inimigas no continente europeu.
As repercussões dos resultados obtidos pela equipe de Pesquisa Operacional inglesa, motivaram os Estados Unidos a iniciarem atividades semelhantes.
Credita-se à Inglaterra a origem da Pesquisa Operacional, porém, a sua divulgação deve-se a uma equipe de cientistas dos Estados Unidos.
E pq do nome PO?
Alguns autores creditam a origem do nome Pesquisa Operacional ao fato dos cientistas terem sido chamados para fazer pesquisa em operações militares e seus esforços serem considerados decisivos em várias operações militares.
Não existe uma definição padrão para Pesquisa Operacional. Veja as definições propostas por cinco autores. * “Pesquisa Operacional é uma ferramenta, ou melhor, um conjunto de ferramentas. É uma fonte de modelos e de métodos de como resolver os modelos. Também orienta sobre que dados coletar e como lidar com a imprecisão dos dados”. (Pierre Jacques Ehrlich) * “Pesquisa Operacional é uma abordagem científica à resolução de problemas para administração executiva”.