Primeira guerra mundial
No início do século XX as nações européis estavam descontentes em razão do processo neocolonialista. Alemanha e Itália, haviam ficado de fora no processo neocolonial, enquanto a França e a Inglaterra exploravam diversas colônias, ricas em matérias-primas e com um grande mercado consumidor. Iniciava-se também neste período uma espécie de corrida bélica, quando um tentava se armar mais do que o outro. Além disso, pairava no ar uma rivalidade entre a França e Alemanha, poderosas nações da época. Esta rivalidade foi ocasionanda pela perda, no final do século XIX, da região da Alsácia-Lorena para a Alemanha, durante a Guerra Franco Prussiana.
Em meio ao clima de insegurança entre os países europeus,estes passaram a fazer alianças políticas e militares, de acordo com seus interesse. Originou-se, assim, dois grandes blocos: a Tríplice Aliança formada em 1882 por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha (a Itália passou para a outra aliança em 1915) e a Tríplice Entente, formada em 1907, com a participação de França, Rússia e Reino Unido.
No entanto, o estopim deste conflito deu-se somente em 1914, com o assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo. Fato este que culminou a crise entre a Áustria-Hungria e a Sérvia. Como este último país recusou o ultimato que previa a colaboração de oficiais austríacos para suprimir os movimentos subversivos e para investigar o crime, a Austria declarou guerra a Sérvia. E em razão das alianças realizadas entre os países europeus, a guerra foi estabalecida de modo geral. Para alguns estudiosos as verdadeiras causas que deram início a guerra são ainda mais complexas, como: • Corrida armamentista: a corrida naval, nas construções de navios desdobrava-se entre Inglaterra e Alemanha, apoia na teoria de Alfred Thayer Mahan, de que o controle do mar era vital a uma naasção; • A tese é que a aristocracia e a