Primeira Guerra Mundial
Índice 1
Introdução 2
Primeira Guerra Mundial 3
Causas da Primeira Guerra Mundial 6
Factores de Desencadeamento 6
Fim da guerra 7
Política de Alianças 7
Principais Fases 7
Consequências Da Primeira Guerra Mundial 8
Conclusão 9
Introdução
Neste trabalho irei falar sobre Primeira Guerra Mundial que foi originada em 28 de julho de 1914 pelas grandes potências mundiais que posteriormente expandiu-se em mais nações que entraram na guerra em duas alianças opostas: os aliados (com base na Tríplice Entente entre Reino Unido, França e Império Russo) e os Impérios Centrais (originalmente Tríplice Aliança entre Império Alemão, Áustria-Hungria e Itália; mas como a Áustria-Hungria tinha tomado a ofensiva contra o acordo, a Itália não entrou em guerra)...
Este conflito originou mais de 10 milhões de mortos, foi o sexto conflito mais mortal na história da humanidade e que posteriormente abriu caminho para várias mudanças políticas, como revoluções em muitas das nações envolvidas.
Primeira Guerra Mundial
As principais potências, pela primeira vez na história, envolveram-se em uma guerra, cujos efeitos foram sentidos em todo o mundo, a chamada Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918).
Esse advento expressou o grau de hegemonia da Europa, sobretudo dos seus principais centros industriais, respectivamente: Inglaterra, Alemanha e França, e marcou o início do declínio desta mesma hegemonia.
A Europa exercia, às vésperas da primeira guerra, uma supremacia política e econômica sobre os demais países do mundo, pois além da força militar, nas frotas de guerra e na rede de bases navais, na superioridade de armamentos e no número de exércitos, contava também com superioridade material e técnica, que a converteu em um poderio financeiro que a transformou no banco global, de supremacia intelectual universalmente reconhecida.
Inglaterra, Alemanha e França controlavam 7/10 da capacidade produtiva e da força de trabalho qualificado, além de 62% das exportações mundiais e 80% dos