GESTAO DE PESSOAS
O Objetivo deste primeiro capítulo é expor alguns conceitos e práticas voltados à gestão do conhecimento aplicado às organizações flexíveis, inovadoras e globais. Abordando de forma global, como as sociedades têm evoluído e como os novos paradigmas terminam por impactar as organizações e as pessoas.
Dentro do atual processo de globalização da economia, torna-se necessário que novos modelos de gestão e de organização sejam utilizados, visando organizações mais ágeis, flexíveis e estruturadas para os clientes, mercado e sociedade. É comum na prática das organizações a adoção de um projeto de planejamento bastante sofisticado que, muitas vezes deixa a desejar na etapa de comunicação. E tecnologia de informação pode vir a ser uma importante facilitadora do processo de comunicação. Porém o balanceamento do contato presencial e humano com o uso da tecnologia tem sido um grande desafio para os gestores de empresas.
2. Entendendo as mudanças a partir dos paradigmas
A questão é que estamos acostumados a trabalhar com paradigmas e por não estar de acordo com eles, muitos negócios de grande valor foram descartados. Não é nada fácil difundir idéias que quebram os paradigmas vigentes. Porém existe a necessidade de mudança, e durante toda a evolução do homem, temos vivido e nos adaptado ás mudanças. O mesmo acontece nos negócios. A história dos negócios está cheia de exemplos de companhias que dominavam totalmente o seu mercado, mas que em pouco tempo, devido a leitura incorreta das necessidades de seus clientes, ou à falta de entendimento sobre uma nova... o Capítulo I: “Introdução a moderna gestão de pessoas”.
O capítulo I começa com a analise do case da empresa “Brasil Cosmopolita”. A empresa tinha como desafio, transformar um sistema de RH (Recursos Humanos) tradicional ( controle de ponto, medidas disciplinares, refeitórios, assistência médica etc.) em um componente estratégico, reconhecendo a necessidade de criar um