gestao de conhecimento
MBA GESTÃO DE PESSOAS
DISCIPLINA
GESTÃO DO CONHECIMENTO
PROFESSOR: Nelson Roque Schneider
Deborah Albuquerque
Luciana Brito de Oliveira
2014
SUMÁRIO
Introdução
1. Artefatos e criações visíveis
2. Política de gestão de pessoas
3. Sistema de comunicação
4. Sistema gerencial-administrativo
5.
INTRODUÇÃO “A influência da cultura organizacional no compartilhamento do conhecimento”
O entendimento e a análise da cultura organizacional estão, muitas vezes, diretamente relacionados à escolha dos seus elementos constitutivos. Para cada autor, os elementos mais significativos para a análise da cultura organizacional vão ao encontro de sua própria definição de cultura. Pela análise da literatura, pode-se encontrar uma lista de diferentes elementos constitutivos utilizados para a análise da cultura organizacional. Muitos desses elementos aparecem com predominância na maioria das listagens, determinando alguns pontos em comum que devem ser levados em consideração, quando o objetivo é analisar a cultura.
Alguns desses elementos da cultura influenciam a prática de compartilhamento do conhecimento. É preciso entendê-los para que, conforme Bartlett e Ghoshall (1998), se possa desenvolver uma cultura na qual as pessoas troquem informações e experiências que antes constituíam sua principal fonte de poder.
Artefatos e criações visíveis
A partir da observação do espaço físico da organização, verifica-se a existência ou não de barreiras físicas para o compartilhamento do conhecimento, bem como a existência, ou não, de distinção entre os indivíduos da organização quanto aos recursos físicos disponíveis a cada um. Instituir o compartilhamento do conhecimento é fornecer também o ambiente físico facilitador.
Política de gestão de pessoas
As crenças e valores e a gestão de pessoas (política de remuneração, critérios para promoção,