O que é a tecnologia?
É utilizado para definir os conhecimentos que permitem fabricar objectos e modificar o meio ambiente, com vista a satisfazer as necessidades humanas.
De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, a tecnologia é o conjunto dos instrumentos, métodos e técnicas que permitem o aproveitamento prático do conhecimento científico.
Esta é um produto da ciência e da engenharia, e engloba várias áreas. Também visa a “resolução de um determinado problema”.
A tecnologia vem da idade primitiva, desde a descoberta do fogo, da roda, da “invenção da escrita”, entre outras…
Depois, na época medieval, surge a prensa móvel, as tecnologias militares, (criação de armas), as tecnologias das grandes navegações que permitiram a expansão marítima.
A invenção tecnológica, que veio com a revolução industrial, (século XVIII), trouxe profundas informações no processo produtivo.
Só no século 20 é que surgem as conhecidas TIC, (tecnologias de informação e informação), através da evolução das telecomunicações, computadores, internet, etc.
O século XX é considerado o século da “era da informação”.
Desde a segunda guerra mundial que a informação flui com maior velocidade do que a dos corpos físicos. Desde a invenção do telégrafo, (1837), passando pelos meios de comunicação em massa e até mais recentemente, o surgimento da grande rede de informação, disponibilizada online, que se denomina internet, (onde o ser humano tem cada vez mais a capacidade de conviver e lidar/trabalhar com o volume de dados disponíveis.
Cada vez mais este sistema enorme de informação cresce, e cada vez mais o ser humano se adapta a estas dominando-os á medida que as vai conhecendo.
A chegada da internet veio fazer com que tivéssemos a possibilidade de analisar factores do passado, compreender o presente e antever o futuro, porque a informação disponibilizada é uma grande “fonte de poder”.
Antes da chegada dos