Teste
Este tutorial tem por objetivo ensinar como realizar as configurações básicas de um servidor SSH. Antes de começarmos a configurar o SSH no GNU/Linux precisamos compreender o que ele é e para o que ele serve, pois só assim conseguiremos saber como aplicá-lo para atender nossas necessidades administrativas.
No mundo onde necessitamos a cada dia mais de mecanismos que facilitem a administração de servidoresLinux, surgiu uma ferramenta para possibilitar o acesso remoto ao servidor. Essa ferramenta é o SSH, ela permite que de qualquer lugar da rede, você estando em uma máquina com Linux ou Windows, consiga comunicar-se com o servidor a fim de realizar rotinas administrativas como se estivesse diante do próprio servidor.
Uma observação interessante é que para utilizar o Windows para administrar o Linux é necessário utilizar uma aplicação leve e gratuita chamada Putty, que deve ser instalada no Windows.
Antigamente tínhamos o telnet, ferramenta que era utilizada para administração remota e hoje temos o SSH, que é uma ferramenta muito mais segura e eficiente.
Instalando e configurando o SSH no servidor
Para instalarmos o SSH no Ubuntu é muito simples. Basta, estando no shell como root, digitarmos:
# apt-get install openssh-server
E esperar que ele realize o download e instalação automática. O SSH, após instalado, gera alguns arquivos de configuração e o principal deles é o /etc/ssh/sshd_config - arquivo de configuração do servidor SSH.
Primeiro passo: vamos começar editando o principal arquivo de configuração, o sshd_config encontrado em: /etc/ssh/sshd_config. Para tal, estando no shell como root, digite:
# vim sshd_config
E realize as seguintes alterações dentro do arquivo:
Em port coloque o padrão 22 ou uma de sua escolha. Esse campo diz ao SSH que ele estará escutando as requisições vindas de outros computadores por esta porta ficando assim: port 22
Na linha #AllowUsers, que