Gestao da qualidade
Este trabalho tem como objetivo expor alguns métodos de Desenvolvimento da Qualidade – PDCA e MEG – e mostrar de forma simples sua importância dentro de uma empresa.
Desenvolver a qualidade está relacionado a buscar a melhor forma de atuar no mercado, exaltando os pontos positivos e minimizando as irregularidades, mantendo um bom resultado de trabalho. Cada vez mais os processos de gestão de qualidade devem ser observados pelas organizações, visto que o processo de globalização faz com que os consumidores sejam mais atentos e exigentes aos produtos e serviços que estão consumindo.
A princípio, a empresa que utilizará o material será a “Bora Bora”, porém, esses métodos podem ser desenvolvidos e aplicados por empresas de diferentes portes e atividades. Conhecer os processos de Gestão da Qualidade é fundamental para que uma organização possa desenvolver suas atividades atingindo seu máximo potencial.
A IMPORTANCIA DA FERRAMENTA DE QUALIDADE E DO MÉTODO PDCA
As ferramentas de Gestão de Qualidade são muito importantes dentro de uma organização, pois estão relacionadas aos diversos setores da empresa. Desde o inicio do processo de produção até o objetivo final que é a entrega do produto ou serviço ao consumidor, as ferramentas de qualidade auxiliam na obtenção do melhor resultado, contribuindo assim para o crescimento da organização.
De acordo com JURAN, Jhoseph “A qualidade é uma técnica de gestão diferenciada e útil, procurando melhorar a compreensão das suas bases teóricas e condições de aplicar”.
Dentre as diversas ferramentas que podem ser utilizadas no processo de gestão da qualidade iniciaremos com o Método PDCA.
O Método PDCA (Plan, Do, Check, Action) foi criado por Walter A. Shewart na década de 20, porém, foi William Edward Deming quem disseminou seu uso a partir da década de 50, por isso o ciclo PDCA também é conhecido como “Clico Deming”.
Esquema do Método PDCA Fonte: