Gestao da Qualidade
Neste primeiro Capítulo, serão expostos ao leitor, os principais conceitos da Gestão da Qualidade, caracterizando seus princípios em busca de aprimorar o seu entendimento, esclarecendo o surgimento da visão da Qualidade nas empresas.
1.1 – CONCEITOS DA GESTÃO DA QUALIDADE.
A Gestão da Qualidade (GQ) tem ganhado a atenção das empresas ao longo dos anos e, assim, aparecem as dúvidas referentes ao tema, como o que é a Gestão da Qualidade? Como surgiu? Qual a necessidade de criar um modelo de Gestão da Qualidade? Assim, dar-se-á a trajetória da GQ e os conceitos pelos principais autores.
Há algumas décadas atrás, quando não havia linha de produção, e muitos produtos eram feitos manualmente por artesãos, que cuidavam pessoalmente de todas as etapas da confecção de um produto, tinha-se como controle da qualidade a peça pronta e não o seu processo de montagem. Se o produto final estava de acordo com o pedido inicial, estava também garantida a sua qualidade.
Essa característica de qualidade sempre na entrega do produto, seguiu ainda por alguns anos, mesmo quando empresas automobilísticas criaram sua linha de produção de acordo com a necessidade de cada cliente, não padronizando sua linha de montagem, onde um carro nunca era igual ao outro, mesmo que seguisse o mesmo projeto de criação.
Somente com a Revolução Industrial, que optaram por uma linha de produção padronizada e não mais customizada, fazendo com que a produção pudesse ser linear e em grande escala, aumentando assim a produtividade e qualidade no produto final, uma vez que em cada etapa do processo de produção, os trabalhadores responsáveis pela execução de parte de um todo, exerciam sempre a mesma atividade ao longo da jornada de trabalho. Com essa segmentação dos processos surge um novo cargo, o de inspetor, que fica responsável pela qualidade da execução da atividade e do resultado final da produção.
Com o passar dos anos, podemos ter como