politica e sociedade
OBJETIVO
Esse trabalho tem por objetivo explanar brevemente sobre um dos aspectos mais desconfortantes presente nas grandes cidades do Brasil que é a falta de mobilidade urbana. Sendo apontada como o maior problema de impacto sobre uma população, buscamos através de pesquisas já elaboradas obter dados ,resultados referentes a questão .A metodologia usada foi pesquisar banco de dados Googleo Acadêmico e notícias dos jornais O TEMPO E GLOBO-G1.
Para melhor entendimento o tema foi discutido em grupo o qual escolheu a cidade de Belo-Horizonte para exemplificar as questões da mobilidade urbana, por que de alguma forma ,nós os alunos desse grupo fazemos parte dessa realidade, estudamos aqui e alguns até moram, sendo assim busca-se através desse breve trabalho entender melhor o que nos leva a viver esse caos cada vez maior em que nos encontramos, terá solução para melhorar os acessos de deslocamento? O que faz o deslocamento e mobilidade ser tão difícil no dia a dia da população? Vejamos.
MOBILIDADE URBANA E BELO-HORIZONTE
TRÂNSITO E TRANSPORTE
Foi realizada uma pesquisa pelo Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia(SINAENCO,2013)onde o resultado aponta como maior problema de infraestrutura da capital Belo-horizonte, o trânsito e o transporte público. Nessa mesma pesquisa foram entrevistadas pessoas das quais 83% elegeram os problemas ligados a mobilidade urbana como sendo de maiores impactos sobre a população. Parte dessa realidade se deve ao fato de que Belo-Horizonte é hoje a capital brasileira que mais possui crescimento de frota de veículos particulares em comparação com as demais.
Os números não representam necessariamente uma novidade, no entanto servem de alerta para que as autoridades responsáveis tomem medidas na intenção de precaver em médio prazo uma solução evitando assim que a capital mineira entre em colapso, pois nas grandes cidades o que mais causa impacto na vida de um cidadão é questão da mobilidade