Politica e Sociedade
Onde há a sociedade há conflito, por mais que esse seja doutrinado da mesma maneira, as pessoas possuem diferenças de personalidade gerando conflitos, portanto as divergências precisam ser solucionadas assegurando o respeito a cada pessoa.
É errado permitir que qualquer indivíduo proceda como se vivesse sozinho, ignorando os interesses comum, todos os problemas relacionados a convivência social são problemas de coletividade.
A tomada de decisões em grupo deve ser encarada como uma atividade que irá afetar diretamente a vida do indivíduo ou da sociedade em que convive, ser omisso é deixar nas mãos de outro a sua responsabilidade.
“A vontade do povo será a base da autoridade do governo”; porém a história prova o contrário, onde só os “poderosos” ou os nobres tinham influência sobre as decisões, somente após o século XIX a participação do povo foi realmente reconhecida.
A participação política é um dever moral de todos os indivíduos e um necessidade fundamental da natureza humana, como a história tem demonstrado, sempre que só um pequeno grupo decide é inevitável que este grupo se corrompa, perdendo sua responsabilidade social e dando preferência a seus próprios interesses.
Tendo a democracia como ideal o povo escolhe seus representantes e através deles manifesta sua vontade, surgindo o direito do povo ao voto, podendo assim escolher seus representantes.
Vale ressaltar que historicamente todas as conquistas da sociedade foram através de movimentos e manifestações coordenadas em grupos, manifestações operárias, manifestações das mulheres pelo direito ao voto, bem como federações e ONG´s que buscam seus objetivos.
A conscientização e a organização de pessoas e grupos é uma forma de participação política, estimulando as pessoas a usarem a