gestao da qualidade
GESTÃO DA QUALIDADE
Introdução
Desde pequenos ouvimos falar em qualidade, mas o difícil é associarmos ao certo do que ela se trata, para que serve, o quanto ela custa ou qual a vida útil de algum item ou serviço que tenha essa tal qualidade que todos querem.
Mas como poderemos definir algo que ao mesmo tempo pode ser tangível e intangível? Pois já ouvimos falar, ou até mesmo falamos: “tal objeto é de boa qualidade; o serviço feito por tal estabelecimento tem qualidade; o atendimento do restaurante é ótimo” ou então: “fulano comprou tais objetos, mas não duraram dois meses; levei meu carro para a oficina e tive que levar mais duas vezes para refazer o trabalho; beltrano disse que o atendimento daquele restaurante deixou a desejar“ e assim por diante.
Ao decorrer desta atividade iremos estudar de maneira detalhada o conceito de Qualidade, diferentes pontos de vista, os principais gurus que a qualidade possui, sua evolução, o que é e para que servem.
Etapa 1
Para a realização da primeira etapa desta atividade iremos responder a um questionário com quatro questões, o qual as respostas foram discutidas pelo grupo baseadas em leituras e estudos feitos para a conclusão da atividade.
1º O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo? Podemos definir qualidade como sendo o ato que os artesãos tinham após o termino de seus serviços. Os mesmos revisavam seus produtos para verificar se os mesmos ficaram conforme o esperado e de acordo com suas expectativas. Também podemos definir qualidade como sendo mais e melhor, durável e algo bem feito, seja um produto ou um serviço.
No Japão teve sua qualidade sob a consultoria dos USA que por sua vez após a segunda guerra mundial envolvia a qualidade não apenas dos produtos, mas de tudo o que a influenciasse como serviços e também paisagens. Foi onde a qualidade no Japão recebeu o nome de Total Quality Control (Controle total da Qualidade) – TQC.