Tecnologia dos motores movidos a ar
1. Introdução 2
2. Tecnologia dos motores a ar 3
3. Guy Nègre 3
4. Principais características 3
5. O ciclo do motor MDI 4
6. Poluição zero 5
7. Sistema computadorizado 6
8. Di Pietro 7
9. Vantagens do carro movido a ar 8
10. Fonte 9
INTRODUÇÃO
Este relatório tem por objetivo de estudar as tecnologias dos motores movidos a ar.
TECNOLOGIA DOS MOTORES MOVIDOS A AR
GUY NÈGRE
Guy Nègre, um antigo engenheiro em aeronáutica e em fórmula 1, passou 30 anos para construir motores cada vez mais rápidos para competições e considera que “nos encontramos no final da era do petróleo e, por isso, temos de encontrar outras soluções.
Começou a trabalhar no motor a ar nos primórdios de 1993. Diferente de um motor elétrico, do qual um dos maiores problemas é o tempo de abastecimento, o motor de Ar-comprimido pode ser abastecido com o custo de menos de R$ 4,00 para percorrer entre 200/300 km.
Se não tiver um posto por perto não tem problemas, como alternativa, o carro tem um pequeno compressor a bordo que permite recarregar entre 3 e 4 horas conectado a rede elétrica.
Devido à ausência de combustão e resíduos, a troca de óleo (1 litro de óleo vegetal) ocorre a cada 50.000km.
A temperatura do ar purificado que sai do escape está entre 0ºC e – 30ºC. Permitindo assim a utilização para o próprio ar condicionado do carro.
Também diferente do motor elétrico, motores de ar-comprimido tem uma vida útil muito maior, e não irão poluir o ambiente como as baterias fazem quando descartadas, e podem até serem reciclados.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Como o veículo de Nègre não tem combustão, não existe a poluição. O ar da atmosfera que é utilizado, previamente filtrado, se mistura com o ar comprimido no cilindro; isto