Gestao da qualidade
O termo qualidade foi, a partir da década de 70, muito usado na administração e nos negócios, gerando o método do controle da qualidade total (CQT) ou gestão da qualidade total (GQT). Nessa linha, Campos (1992) diz que: um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo, às necessidades do cliente.
Nessa linha, para a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 1994), citada por Valls e Vergueiro (1998), a qualidade tem a seguinte definição: Totalidade de características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explicitas e implícitas.
O Laboratório Tarcisio Moura é uma empresa de análises clinicas que serve como material de estudo para essa pesquisa, conta com um departamento de qualidade que tem como objetivo o melhor desempenho dos processos organizacionais da empresa em todos os níveis e departamentos. Esse processo se da em etapas que é feito inicialmente quando a matéria prima utilizada é analisada pelo Controle de Qualidade, para verificação da qualidade do material como especificações técnicas, verificações de componentes,se está conforme com os padrões exigidos pelo laboratório,se estão anatomicamente corretos,se os materiais utilizados nos exames em geral estão devidamente alocados nos seus respectivos lugares entre outros, e após o material ser colhido ele segue para o DQ(departamento de qualidade) para a realização dos testes cabíveis conforme exigências estipuladas, isto assegura a segurança e eficácia dos procedimentos e materiais.De acordo com Drucker (2003),a eficácia é a chave para o sucesso de uma organização. Assim, fazendo uma ponte entre esta afirmação com a gestão da organização é possível observar esta mesma lógica na empresa citada. A empresa analisada utiliza alguns métodos específicos de qualidade na empresa, para coletar informações averiguar o crescimento da empresa e