Gestao da qualidade
O principal objetivo que uma empresa deve ter ao elaborar seu Balanço Social Corporativo é o de fazer uma avaliação estratégica de seu negócio. Essa avaliação estratégica irá demonstrar:
- Os princípios da atuação da empresa no mercado;
- Sua política de gerenciamento de pessoas;
- Como se relaciona com fornecedores e clientes;
- Como executa suas ações sociais com colaboradores e com a comunidade;
- Como se relaciona com o governo;
- Sua preocupação com a proteção do meio ambiente onde atua.
Fornecedores: fornecedores da matéria-prima, devem ser tratadas como parceiros, devendo até serem convidados a verem a produção; participar da produção, do dia a dia da empresa; já que ambos os conhecimentos podem atuar juntos, surgindo assim uma estrutura de competência altíssima.
A Qualificação de Fornecedores não é uma tarefa simples, pois os critérios de avaliação e a capacitação técnica e financeira dos proponentes devem ser cuidadosamente considerados.
Um Fornecedor que apresenta os menores preços pode se revelar incapaz de execitar os serviços previstos, seja com relação à qualidade, seja com relação ao prazo.
A utilização de vários critérios, como capacitação técnica, referências, preço e capacidade financeira, auxilia o contratante a não considerar apenas o preço final da proposta e a julgar de maneira igualitária todos os preponentes.
Apesar das recomendações, as contratações sempre ficam restritas ao menor preço, e as consequências são sentidas posteriormente pela contratante.
Na necessidade de entender aos apertados orçamentos, os gestores acabam contratando dentro do menor valor possível, muitas vezes tendo como premissa a de que qualquer retrabalho ou custo adicional posterior ainda são compensados pela economia na contratação.
Futuramente, durante ou após a execução do contrato, começam a aparecer as reclamatórias trabalhistas, os problemas fiscais e os chamados de assistência técnica, que consomem todo o resultado