Fichamento
FAMA- Escola Superior de Marketing
Curso de Comunicação Social com ênfase em Publicidade & Propaganda
Professor: Edigilson Albuquerque
MEDEIROS, João Bosco de. Estratégias de Leitura. In: _____. Redação Científica: A Prática de fichamento, resumos e resenhas, 13ed. São Paulo. Atlas, 2010. P 79-110.
O capítulo estratégias de leitura é um conjunto de técnicas, segmentações, questionamentos, avaliações e tipos de leitura. Deixa claro que a leitura consiste no esforço reflexivo que nos faz interpretar o que o autor quer nos passar, para isso você deve observar o objetivo do autor a ser transmitido, analisar as idéias principais, a esquematização dos textos, idéias expostas, e a partir disso utilizando diversas estratégias, compreender o que o texto quer passar. O capítulo analisa essas estratégias ultilizando métodos para uma melhor compreensão.
“A compreensão caracteriza-se como capacidade de entendimento literal da mensagem. O leitor preocupa-se em ver o texto segundo a óptica do autor e busca responder ás perguntas: que tese o autor do texto defende? De que trata o texto” (p.103)
“Leitura elementar: leitura básica ou incial. Ao leitor cabe, reconhecer cada palavra de uma página. Leitor que dispõe de treinamento básico e adquiriu rudimentos da arte de ler” (p.79)
“Leitura inspecional: caracteriza-se pelo tempo estabelecido para a leitura. Arte de folhear sistematicamente” (p.79)
“Leitura analítica: é minuciosa, completa, a melhor que o leitor é capaz de fazer. É ativa em grau elevado. Tem em vista principalmente o entendimento” (p.79)
“Leitura sintópica: leitura comparativa de quem lê muitos livros, correlacionado-os entre si. Nível ativo e laborioso da leitura” (p.79)
“Um texto, porém, oferece outras informações apresentadas por ilutrações (fotos, mapas, quadros, gráficos, tabelas). Ora, não se pode passar por elas superficialmente; é