Gestao da Qualidade
Em algumas empresas, esses custos são parte importante da cultura. Objetivo do custeio da qualidade. O objetivo do custeio da qualidade é fabricar um produto com alta qualidade ao menor custo possível. O custo da qualidade tenta alcançar esse objetivo apurando os custos das falhas de conformidade às especificações.
Os principais geradores de custos são peças defeituosas, produtos defeituosos, grandes quantidades de testes, re-trabalho e custos de manutenção e assistência técnica. Reduzir tais custos é meta importante do custeio da qualidade.
Os custos da prevenção incluem: - Custos necessários para montar um sistema de engenharia de qualidade. - Custos de promover simpósios e reuniões sobre a qualidade. - Custos de educação e treinamento com relação à qualidade e ao trabalho. - Custos para evitar novas ocorrências de falhas. - Custos de supervisão e manutenção preventiva. A maioria dos custos de prevenção é administrável.
Custos de avaliação Os custos de avaliação, também chamados de custos de verificação, originam-se de um processo de inspeção em que os resultados são avaliados para determinar se as atividades estão sendo levadas a efeito adequadamente. Os custos de avaliação normais incluem: - Custos necessários para testes do departamento de controle de qualidade da empresa. - Custos de testes executados externamente por terceiros. - Custos necessários para garantir qualidade no processo de fabricação. - Custos de manutenção e de calibragem de equipamentos de teste. - Custos de avaliação para decisões imediatas. - Custos de provas e de finalização de documentos e sua embalagem. -