gestao da qualidade
PROJETO DE
DESENVOLVIMENTO
SETORIAL EM
AGENCIAMENT O E
OPERAÇÕES TURÍSTICAS
Apoio:
Programa de
Educação a Distância
Módulo para
Desenvolvimento
Profissional
DESENVOLVENDO O
I
TURISMO RECEPTIVO
Texto de Apoio 5
PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE
1. Introdução
Esse documento fornece um entendimento sobre os
Princípios de Gestão da Qualidade que procura facilitar o estabelecimento de uma cultura de gestão bem sucedida para os usuários das normas da família
ISO 9000. As normas ISO 9000:2000 foram baseadas nestes Princípios.
Com o crescimento da competição global, a gestão da qualidade se tornou intensamente importante para a liderança e para a gestão de todas as organizações. Os
Princípios de Gestão da Qualidade aplicam-se, de uma maneira global, a todos os grupos de usuários. Esse documento está focado sobre as necessidades dos gerentes executivos.
Aplicando os oito Princípios de Gestão da Qualidade, as organizações produzirão benefícios para os clientes, acionistas, fornecedores, comunidades locais e para a sociedade como um todo.
2. Definição de Princípio de Gestão da Qualidade
“Um Princípio de Gestão da Qualidade é uma crença ou regra fundamental e abrangente para conduzir e operar uma organização, visando melhorar, continuamente, seu desempenho a longo prazo, pela focalização nos clientes e, ao mesmo tempo, encaminhando as necessidades de todas as partes interessadas.”
3. Princípios de Gestão da Qualidade
Princípio 1 – Organização Focada no Cliente
“As organizações dependem de seus clientes e, portanto, deveriam entender as necessidades atuais e futuras, atender os requisitos e se esforçarem para exceder as expectativas dos seus clientes.
Benefícios da aplicação desse Princípio para:
•
a gestão operacional – melhorando o desempenho da organização a fim de atender as necessidades dos clientes 1
Princípio 2 – Liderança
PROAGÊNCIA
“Líderes estabelecem a unidade de propósitos e a