gestao da qualidade
Bens e serviços de alta qualidade podem dar a uma organização considerável vantagem competitiva. Boa qualidade reduz custos de retrabalho, refugo, reclamações e devoluções e o mais importante boa qualidade gera consumidores satisfeitos. O mercado requer qualidade consistente de produtos e serviços, onde a operação fornece entrega consistente de produtos e serviços conforme a especificação ou além dela.
Com isso possamos definir a qualidade em alguns tipos de abordagens, como a:
Abordagem transcendental que vê a qualidade como um sinônimo de excelência inata, nesta abordagem a qualidade é definida como absoluta.
Abordagem em manufatura onde o produto corresponde às especificações e é livre de erros.
Abordagem no usuário que vê o produto adequado a seu propósito, por ex.: um relógio que atrasa, claramente não é adequado ao seu propósito.
Abordagem em produto que vê uma qualidade como um conjunto mensurável de características e atributos.
Abordagem em valor que vê uma qualidade como equilíbrio em relação custo-benefício.
Conciliando as cinco abordagens visões em nossa visão de qualidade. Com isso na visão da operação ela e uma conformidade consistente com as expectativas dos consumidores. Já na consumidor, nisso o que mais foca o cliente e a força da imagem de um produto, ou seja, a qualidade que ele vê nesse produto. Com isso o objetivo da operação é satisfazer a expectativas dos consumidores, e o consumidor na busca de sua satisfação percebe a qualidade do produto. A qualidade pode ser definida como o