Gastronomia
As aves são vertebrados tetrápodes, isto é, com quatro membros, dos quais os anteriores (asas) são adaptados para o vôo; ovíparos(o embrião se desenvolve dentro de um ovo,fora do organismo materno); Homeotermos quer dizer que a temperatura da ave adulta quase não varia.
A ave tem três anexos embrionários presentes que são o saco vitelino, responsável pela nutrição do embrião, âmnio responsável pela proteção, alantóide responsável pela respiração, que é só pulmonar, e excreção, e possui o corpo recoberto de penas, que é exclusividade de aves.
2- Origem
O fóssil de ave mais antigo foi descoberto no período Jurássico superior. As aves vieram provavelmente de répteis como os jacarés, crocodilos e dos dinossauros pterodáctilos (répteis voadores), já extintos.
3- Características gerais
Os filhotes de algumas espécies são capazes de deixar o ninho logo após a eclosão do ovo (nidífugos), enquanto os de outras espécies permanecem no ninho por certo tempo(nidículas). São exemplos de nidífugos, os patos, gansos, cisnes e os ralídeos, que nascem com os olhos abertos e já coberto de penugem. Alguns exemplos de nidículas são o tico-tico, o sabiá, o pássaro-preto, etc, que nascem com os olhos fechados, nus, e são alimentados pelos pais no ninho.
3.1 - Com exceção das aves parasitas e dos pingüins, as aves depositam seus ovos em ninhos e os chocam. Alguns pequenos espaços do solo, penas sobre árvores, cavidades ou abrigos, servem como ninhos.
3.2 - Com exceção das aves parasitas e da família dos megapodídios, a incubação dos ovos fica a cargo do macho, da fêmea, ou de ambos. O período de incubação varia de dez dias a oitenta dias. Dez dias é para pequenas espécies de pássaros.
3.3 - Cerca de oitenta espécies são parasitas, pois seus ovos são incubados e os filhotes criados por membros de outras espécies.
3.4 - A plumagem do macho e da fêmea podem apresentar o mesmo colorido, ou dicromatismo sexual, caso em que o macho tem plumagem