ATIVIDADE FISICA E QUALIDADE DE VIDA PARA O IDOSO
6º SEMESTRE – ESTÁGIO II
Resolução Consepe nº 121/2009
SETOR TAQUARI II
Realidade territorial – construção de Projeto de Ação
Período de realização: 07 de novembro a 13 de dezembro de 2012
2012/2
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
KÁTIA MARIA GOMES DE SOUSA SÁ
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II
PALMAS, TO.
2012
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
KÁTIA MARIA GOMES DE SOUSA SÁ
PROJETO DE AÇÃO
BENEFICIOS DA ATIVIDADE FISICA PARA IDOSOS
QUALIDADE DE VIDA
PALMAS, TO.
2012
SUMÁRIO
Resolução Consepe nº 121/2009 1
SETOR TAQUARI II 1
1. APRESENTAÇÃO
O presente plano de ação é requisito da disciplina de Estágio II, da Universidade Norte do Paraná (Unopar), do curso de Serviço Social 6° Período realizado através do projeto de extensão no período de 03 de novembro a 13 de dezembro de 2012, no bairro Taquari II na região sul de Palmas-To.
E tem o objetivo de orientar e motivar pessoas da terceira idade, da importância da atividade física e qualidade de vida.
O envelhecimento é um processo lento, e inevitável, caracterizando pela diminuição da atividade fisiológica e de adaptação ao meio externo acumulando-se processos patológicos com o passar dos anos (OLIVEIRA; 2007). O impacto causado por ele tende a ir alterando os hábitos de vida e as rotinas diárias do idoso, dando lugar ao sedentarismo.
Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva á redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória e distúrbios mentais, talvez o mais importante seja o fato que reduz 30% para 10%, o numero de indivíduos