Relação entre a prática de atividade física e a qualidade de vida – idosos sedentários/idosos ativos
Santos, N. Conceição, M.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Departamento de Psicologia
Relação entre a prática de Atividade Física e a Qualidade de Vida – Idosos Sedentários/Idosos Ativos
Docente: Mário Pinto Vila Real, 2 de Maio de 2012
Relação entre a prática de Atividade Física e a Qualidade de Vida – Idosos Sedentários/Idosos Ativos
Santos, N., Marinheira, C.
Notas dos autores
Este trabalho foi realizado, no âmbito da cadeira de Psicologia do Exercício e da Saúde, de forma a servir como complemento à avaliação da mesma.
Para a realização deste trabalho foi fundamental o apoio e ajuda do Dr. Mário Pinto, bem como de todas as pessoas que disponibilizaram uns minutos do seu tempo para responder assertivamente aos questionários que lhes foram colocados.
Um especial agradecimento ao Lar e casa de dia de Sanfins do Douro, pelo seu apoio e disponibilidade demonstrados na execução deste trabalho.
Para qualquer dúvida ou interesse em saber os resultados dos estudo é favor de contactar o aluno Nuno Santos (departamento de psicologia da UTAD), através do email nunofragaesantos@gmail.com ou pelo telemóvel 915559751 Resumo O presente artigo tem como objetivo estabelecer a relação entre a prática de atividade física e a qualidade de vida na terceira idade. Foram selecionados 100 participantes, sendo que no total só foram analisados 70 casos, que se consideraram relevantes e que correspondiam realmente aos objetivos da investigação em questão. A todos os participantes foram-lhes aplicados dois questionários. O primeiro questionário visava compreender até que ponto o participante é ou não uma pessoa ativa, o segundo questionário a ser aplicado foi o WHOQOL versão Breve, que visa obter informações relativas à qualidade de vida dos participantes. Do um total de 70 participantes, 44 (62.9%) foram do sexo masculino e 26 (37.1%) do sexo feminino. Os resultados