Resumo dos capítulos 3 e 6 - Economia Política II
O modelo de oferta e demanda é um modelo de mercado competitivo, aquele em que há muitos compradores e vendedores.
A tabela de demanda mostra como a quantidade demandada muda quando o preço se modifica. Essa relação é ilustrada pela curva de demanda.
A lei de demanda afirma que curvas de demanda normalmente de inclinam para baixo, isto é, um preço mais alto reduz a quantidade demandada.
Um aumento ou diminuição na demanda corresponde a deslocamentos da curva de demanda. Um aumento na demanda é um deslocamento para a direita: a quantidade demandada aumenta para qualquer preço dado. Uma redução na demanda é um deslocamento para a esquerda: a quantidade demandada cai para qualquer preço dado. Uma mudança no preço resulta em um movimento ao longo da curva de demanda, isto é, em uma mudança na quantidade demandada.
Os cinco principais fatores que podem deslocar a curva de demanda são: (1) mudança no preço de um bem relacionado, como um substituto ou um complemento, (2) renda, (3) gostos, (4) expectativas e (5) número de consumidores.
A Curva de Demanda do Mercado é a soma horizontal da curva de Demanda Individual de todos os consumidores.
A tabela de oferta mostra como a quantidade ofertada depende do preço. A relação entre as duas se ilustra pela curva de oferta.
Curvas de oferta normalmente tem inclinação para cima: a um preço mais alto, as pessoas estão mais dispostas a oferecer um bem ou serviço.
Uma mudança no preço tem como consequência um movimento ao longo da curva de oferta e uma mudança na quantidade ofertada.
Como na demanda, quando os economistas falam de aumento ou redução de oferta, estão se referindo a deslocamentos da curva de oferta e não a mudanças na quantidade ofertada. Um aumento na oferta é um deslocamento para a direita: a quantidade ofertada aumenta para qualquer preço dado. Uma redução na oferta é um deslocamento para a esquerda: a quantidade ofertada cai para qualquer preço dado.
Os cinco