Aspectos Filosóficos
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas – FACET
Turma D
Camila Marques
Stefanyne Santos
Thamires Macedo
DESCOBERTAS IMPORTANTES PARA A QUÍMICA
Sandro Almeida
Diamantina – MG
2013
CRIAÇÃO: Teoria do atomismo
CRIADOR: Demócrito
PERIODO: Grécia, por volta de 400 anos a.C.
POR QUE A CRIAÇÃO É INOVADORA?
Em geral, as primeiras teorias gregas ligavam o mundo físico ao espiritual. Sendo teorias inovadoras na época, mas vagas para os padrões modernos. Na Grécia alguns pensadores acreditavam que dividindo a matéria em pedaços cada vez menores, elas se tornariam invisíveis a olho humano, ou seja, indivisíveis. Com isso surgiu teoria do atomismo, por Demócrito, em que segundo ele a matéria era descontinua, portanto, os átomos não se interpenetram nem se dividem, sendo baseada na intuição e logica de Demócrito.
QUAIS AS IMPLICAÇÕES DESTA CRIAÇÃO PARA SUA AREA DE ESTUDO?
Para a química o atomismo foi à teoria em que as intuições mais se aproximaram da moderna concepção de modelo atômico. Sendo assim o Modelo atômico de Demócrito serviu de base para muitas descobertas químicas, ajudando e influenciando vários químicos em suas descobertas. Como exemplo, temos John Dalton, em que segundo ele os átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes entre si, átomos de um mesmo elemento possuem propriedades iguais e de peso invariável, átomos são partículas reais, indivisíveis e descontínuas formadoras da matéria, nas reações químicas, os átomos permanecem inalterados.
CRIAÇÃO: Descoberta do anestésico com éster
CRIADOR: Jabir Ibn Hayyam
PERÍODO: século VIII
POR QUE A CRIAÇÃO É INOVADORA?
A descoberta de anestésicos foi fundamental para ajudar em procedimentos cirúrgicos, pois antes disso, o processo era extremamente doloroso, o paciente era amarrado ou segurado por homens