Resenha - aspectos históricos e filosóficos da química
O ensino de aspectos históricos e filosóficos da química e as teorias ácido-base do século XX.
Resenha
Características de uma boa teoria: A ciência sempre está progredindo e com passar do tempo as teorias vão se renovando, as mais antigas dão lugar as novas, mais completas ou mais explicativas. É comumente dito que teorias ruins são substituídas por uma teoria boa. Mas quando uma teoria é reconhecia como boa ou ruim? A característica que as teorias científicas devem possuir é o que o artigo mostra e realça que as teorias que não satisfazerem estes critérios será uma teoria ruim. Segundo o autor uma teoria é considerada boa quando satisfaz três características:
C-1. Ordena e explica os fatos de seu tempo.
C-2. Propõe problemas.
C-3. Ser prática, simples e funcional.
Enquanto uma teoria satisfaz as características citadas, ela permanece em uso, mas quando as características começam a diminuir a teoria pode ser deixada de lado.
As teorias ácido-base: o que significam: Desde a descoberta do comportamento ácido-base, os químicos têm desenvolvido teorias que almejam explicar o comportamento e definir o que seja um ácido e uma base e a forma como reagem, além de aspectos macroscópicos e também a nível molecular. Alguns autores preferem dizer definição, pois em alguns casos se tem definições do que sejam ácidos e uma base dentro de uma teoria geral. A denominação de teoria engloba a definição de ácido e base e o conjunto de idéias, conceitos, procedimentos, experimentais inclusive, etc., inerentes à própria teoria. Nesse artigo é apresentado origens de alguns termos e alguns fatos importantes no decorrer da evolução das teorias com uma breve analise dos aspectos lógicos e filosóficos das mesmas.
Aspectos gerais das teorias ácido-base no século XX: As teorias se desenvolveram de modo a tentar sistematizar, explicar e prever o maior número de fatos químicos. A teoria de Arrhenius (1887) é a primeira a ser
considerada,