cinza
Mayara S. R. Franco, Holmer Savastano Jr.,
Introdução
A biomassa é todo recurso renovável proveniente de matéria orgânica (origem vegetal ou animal) que pode ser usada na produção de energia (GOLDEMBERG, 2007). Um exemplo de resíduo muito utilizado no Brasilé a cana de açúcar. O capim elefante por ser semelhante a da cana de açúcar é utilizado como biomassa para produção de energia (MORAIS, et al.,2009). Uma das características para utilização desta forrageira como biomassa é a possibilidade de dois cortes ao ano (150 dias). Visando a produção de energia, este número de cortes aumenta o potencial de sua utilização (SAMSON et al., 2005). O objetivo deste trabalho foi avaliar as cinzas da folha e do colmo+bainha do capim elefante aos 150 dias.
Método
Foi utilizada para este estudo a cinza de capim elefante da espécie Pennisetum purpureum Schum cv. Cameroon, aos 150 dias, obtida na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo, Pirassununga. O capim foi separado em folha (FOLHA) e colmo+bainha (COLMO), e foram secos em estufa a 60 °C por 72 h. A queima do capim elefante foi realizada com a utilização de um forno tipo mufla, foram utilizados dois patamares de queima, com rampa de aquecimento de 10°C/min, primeiramente, a 400°C com 20 minutos de permanência, neste primeiro patamar as amostras perdem grande quantidade de água e matéria orgânica, e a 700°C por 1 h de permanência, seu resfriamento foi sem controle e gradativamente (SEYE, 2003). A cinza obtida passou pelo processo de moagem em moinho rotativo de bolas por 30 min. Foram calculados os teores de matéria seca e cinza de cada parte, e foram feitas análises de fluorescência de raios X e difração de raios X.
Resultados e discussões
O capim elefante cv Cameroon utilizada neste trabalho, na idade de 150 dias, apresentou 70% de colmo e 30% de folha e uma altura média de 4,0 m, de acordo com a idades do